domingo, 19 de abril de 2009

Artigo da Segunda: 15 Coisas que você pode fazer agora mesmo para desenvolver a sua carreira

Traduzido e adaptado do site The Simple Dollar  by James Ribeiro



Faça uma lista de todas as coisas que você pode fazer HOJE/ESTA SEMANA/ESTE MÊS para ajudar sua organização 
Ainda que você tenha somente poucos minutos, faça a lista de todas as coisas que você realmente pode mudar no seu trabalho. Anote a data e pense em alguns exemplos do que pode ser feito. Após feita a lista, coloque-a em uma pasta preparada para a próxima avaliação de desempenho ou a próxima vez que você for pedir um aumento ou uma promoção. Eu faço isso regularmente, o que me permite construir uma documentação extensa  e positiva sobre a minha carreira.

Envie notas de agradecimento

Se você foi recentemente apoiado por alguém em seu desenvolvimento profissional ou pessoal, gaste alguns minutos e envie para esta pessoa uma nota manuscrita de agradecimento. O respeito, a gentileza e o toque pessoal de um agradecimento manuscrito criará uma inesquecível marca positiva em seu favor. 

Melhore sua competência na linguagem escrita

Iniciar um blog, escrever dissertações e pedir correção para amigos, pegar crônicas de jornal e reescrevê-las nas suas palavras são sugestões de como melhorar sua habilidade de escrever. Não tenha preguiça!

Faça alguns Cartões de Apresentação pessoais com design mais arrojado 

Os Cartões de Apresentação não são de nenhuma firma ou empresa. São cartões sobre você. Entregue-os regularmente nas situações cotidianas e em reuniões pessoais. Estes cartões representam você e criam uma boa impressão aos que os recebem. Não use aqueles cartões demodê que você compra em papelarias -- faça-os de alta qualidade e de nível profissional.

Envie um e-mail para contatos antigos

Sabe aqueles contatos profissionais que você não ativa há anos? Envie um e-mail para eles saberem que você está vivo e disponível! Aproveite para se atualizar sobre a carreira e interesses atuais deles. Não estou falando de clientes! Estou falando de antigos colegas de turma, de trabalho e contatos profissionais antigos. (Contatar clientes deve já ser parte de sua agenda rotineira). Um e-mail para o pessoal que você encontrou em um congresso ano passado pode ser uma boa ideia. Você nunca sabe se eles têm alguma grande oportunidade disponível que pode ser aquela para a qual o seu perfil é perfeito.

Sugira uma solução para um problema persistente no seu local de trabalho

Esta sugestão é especialmente útil para pequenos problemas, não necessariamente para grandes desafios. O pessoal tá sempre reclamando das impressoras? Faça a proposta de um nova impressora para o seu chefe após coletar as informações com o pessoal sobre qual seria a impressora ideal Está havendo tensão entre dois colegas de trabalho? Pense em como, o mais discretamente possível, eles podem ser colocados em tarefas distintas e sugira ao seu chefe. A chave é pensar em uma solução o mais completa possível que o seu chefe saiba que você enxerga os problemas e que pode contar com você para ajudá-lo na solução dos mesmos.

Pegue o telefone e faça uma ligação

Mantenha-se atualizado com o que está contecendo em sua organização como um todo e busque saber quando as reuniões vão acontecer. Pegue o telefone e veja o que mais você pode aprender, você com certeza vai ter idéia do que está acontecendo em outros setores da organização. Cuidado para não ser inconveniente.

Aprenda um novo idioma 

Ouvir audiobooks e podcasts é uma forma incrível de aprender as nuances de uma língua se você já conhece o básico. Gaste seu tempo livre trabalhando nos detalhes da pronúncia e da compreensão. Se você ainda não conhece o básico, busque algum áudio curso na língua escolhida e comece hoje mesmo! Um boa sugestão é ler em outra língua um livro com o qual já está familiarizado, como Harry Potter.

Torne-se mais apresentável

É sempre positivo ter uma aparência limpa. Mantenha alguns produtos de higiene básica em suas coisas todo o tempo: desodorante, pasta de dente, escova de dente, enxaguante bucal, creme de limpeza facial, uma escova ou pente e um perfume. Sempre se assegure de que está parecendo bem pelo menos duas vezes ao dia. Se às duas da tarde você está parecendo desanimado, com sono, é bom ir ao banheiro e lavar o rosto vigorosamente e se sentir mais acordado.

Dê uma melhorada em seu Curriculum

Nunca é perda de tempo dar uma melhorada em seu Curriculum. Revise-o. Verifique se os verbos estão indicando ação e se relatam resultados específicos que você alcançou. Nunca é demais juntar ideias de como melhorar o seu Curriculum.

Leia sobre assuntos que tenham haver com desafios que você terá pela frente em sua carreira

Não gaste tempo lendo Contigo (a não ser que você trabalhe na revista); ao contrário, busque recursos que estão relacionados ao seu trabalho e mantenha foco neles. Se você gasta muito tempo no trabalho navegando pela Internet, pelo menos gaste-o em itens que potencialmente podem incrementar sua carreira.

Prepare alguns comentários antes da próxima reunião

Chegou à reunião atrasado? Ao invés de ficar se martirizando, aproveite para brilhar. Olhe o que está em pauta e prepare algumas notas e pensamentos que você pode apresentar durante a mesma. 

Melhore sua capacidade de falar em público

Parece difícil, né? mas não é não! Simplesmente escute grandes oradores na Internet, grave um CD com dois ou três discursos que o inspiram profundamente e escute no carro, em casa, onde estiver. Fale junto com o orador, repita as suas expressões, impostação de voz, pausas. Praticando um pouco e se colocando em situações nas quais tem que falar em público, você verá como é importante desenvolver esta competência e como ela vai ajudar você expor suas ideias e a influenciar pessoas.

Mantenha sua mesa de trabalho organizada

Isto não só cria uma boa impressão visual aos outros, mas ajuda você a manter em ordem documentos importantes e a evitar retrabalho.

Imagine onde você deseja estar em 5 anos e crie um plano para chegar lá

Gastar algum tempo visualizando onde você deseja estar e então pensado em passos e decisões a serem tomados agora pode ser extremamente positivo. Afinal, subir uma montanha se inicia com o primeiro passo.


 


 

Nenhum comentário: