domingo, 10 de maio de 2009

Dicas para uma boa TCC


Preocupado com o Trabalho de Conclusão de Curso?
Não é sem razão. Pouco tempo, falta de experiência em escrita, dificuldade de articulação de idéias. São vários problemas que afligem o novo pesquisador (conforme já articulei num post anterior. Veja aqui), mas o primeiro e mais difícil é: como vou começar? 
Tal como William Forrester (Sean Connery)  no filme Encontrando Forrester (Finding Forrester), a sugestão inicial é escrever tudo o que vier à sua cabeça. Faça um Brainstorming (veja como fazer clicando aqui) abordando tudo o que tem a ver com o tema escolhido. Perguntas, experiências, críticas, imagens, sons, cheiros... (é! Gosto de estudar com som! Agora estou escrevendo ao som de Lady Gaga)
Após este primeiro passo, busque juntar uma idéia a outra que seja aproximada, que tenha um sentido comum. Faça um desenho ou um gráfico com as palavras-chaves todas lançadas em uma folha de papel em branco de forma que fiquem próximas de idéias parecidas.
Numere as idéias principais. Coloque peso nas mais importantes. Minha sugestão é colocar cinco estrelas ao lado das mais importantes, quatro nas importantes, e assim por diante.
Em seguida é hora de começar a pesquisar. Busque artigos, livros e sites relacionados a cada um dos temas/idéias principais.
Na hora da pesquisa, é importante separar o mais importante (com mais estrelinhas), do menos importante. Por isso, comece nos assuntos centrais para não se perder lendo o que não vai contribuir para a construção de seu texto.
Bons lugares para pesquisa na net?
Bem, aí vão alguns:
Pesquisa de Livros do Google -- Aqui você vai encontrar livros, mesmo que incompletos, que certamente serão farto material de pesquisa. Veja aqui e aqui exemplos de livros sobre como escrever uma monografia. Melhor estar logado. Você pode usar sua senha do Orkut ou do Gmail.
Google Academico -- Pesquisa de artigos científicos.
Portal de Periódicos Capes -- Pesquisa de artigos científicos.
Scielo -- Pesquisa de artigos científicos na área de saúde.
Teses e Dissertações USP -- Teses e Dissertações do mestrado e do doutorado da USP na área de administração. Excelente!

Sugestões de como escrever bem? Espere o Artigo de Segunda.
Encontrou texto interessante em Inglês ou Espanhol e não consegue ler? Posso traduzir para você, podemos acertar o preço por e-mail (clique aqui).

Já temos vários artigos e um vasto material sobre o assunto?
Mãos à obra! Aqui não pode haver preguiça! Faça o fichamento de todos os textos, lembre-se de colocar a citação no cabeçalho. Veja figura 1. Assim como colocar as páginas das citações. (Veja aqui como fazer um fichamento).

Parabéns! Terminou os fichamentos. WAW! Você merece minhas sinceras congratulações! Não é todo mundo que chega aqui! Por isso que vemos tantos textos sem pé nem cabeça!

Agora é hora de revisitar o Brainstorming e organizar os fichamentos conforme as idéias estão ali colocadas. Veja que dúvidas foram respondidas. O que ainda falta? o que tenho que pesquisar mais? O que já está suficiente? O que foi mais interessante pesquisar? Vamos começar a escrever por aqui?
Recorte e cole algumas das frases/citações mais interessantes em um documento do Word (faço online também usando o Google Docs) e desenvolva estas idéias (aproveite e coloque autor/ano/página nas citações diretas que fizer). Pode, também, articular uma idéia de um autor com outra. Criticar e buscar falhas nas idéias também é interessante. Faça isto com vários assuntos em documentos diferentes.
Ainda não é hora de escrever a introdução nem a conclusão. Simplesmente desenvolva os assuntos pesquisados sem muita pretensão.
Em seguida, junte os documentos em um só, obedecendo àquela primeira numeração que foi feita.
É hora de buscar articulação entre as sessões. Aqueles vários documentos diferentes precisam ser um corpo só, agora. Para isto, faça a relação lógica, crítica e de causa-e-efeito entre os parágrafos; depois, as sessões; enfim, o texto todo. É importante, para tanto, que se faça um bom uso dos conectivos (veja aqui os mais importantes).
A pesquisa empírica será tema de outro post.
Agora, sim, escreva a introdução, mais ou menos como um resumo de tudo, e a conclusão, esta escrita a partir da conclusão lógica da discussão de seu texto. Coloque na conclusão o que achou de mais interessante, que falta pesquisar, que não encontrou na literatura. Faça uma conclusão leve, ela não precisa ser muito extensa.
Acha que acabou? Não! Não acabou. Você precisa revisar seu texto mais uma vez. Mostrar para alguém bom em correçao gramatical e que goste de ler, a fim de corrigir erros e te dar sugestões.
"Write something to suit yourself and many people will like it; write something to suit everybody and scarcely anyone will care for it." Jesse Stuart 
"Escreva algo que satisfaça você mesmo e muitas pessoas vão gostar;  escreva algo para satisfazer a todo mundo e certamente passará despercebido" Jesse Stuart

Um comentário:

Gisele M. F. Bastos disse...

Muito interessante as dicas!
Com certeza seguirei este passo-a-passo!

Powered By Blogger