sexta-feira, 8 de maio de 2009

Pergunte ao Headhunter




Gostaria de saber se headhunter é somente para executivos. Poderia indicar headhunters para área de compras? (Luiz Henrique)
Sim, os headhunters concentram seu trabalho de buscas em posições executivas. Não conheço empresas que trabalhem somente posições na área de compras. Praticamente todas atuam nesta área.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Quero contratar o serviço de um headhunter. Gostaria de saber quais vocês podem indicar em Santa Catarina e Região Sul. (Jerusa)
As principais empresas de hunting têm uma atuação geográfica bastante ampla, atuando em diferentes Estados. Entre em contato com a Talent Solution que a orientaremos.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Moro nos EUA ha 6 anos e trabalho como gerente em uma empresa na area de Trade Show. Tenho fluencia em ingles e espanhol intermediario. Estou planejando retornar ao Brasil em julho de 2009 e uma amiga que trabalha na area de RH recomendou que eu fosse para SP e nao recife, minha cidade natal. Minha experiencia no Brasil é toda na area comercial com empresas como Esso e Citibank, alem de ter adquirido uma franquia na area de comunicacao visual e gerenciado por 2 anos antes de minha vinda aos EUA. Recentemente vi uma reportagem na Voce SA sobre as oportunidades no NE do Brasil e gostaria de saber como esta o mercado no nordeste. (Luiz)
É verdade que o mercado de trabalho no Nordeste e Norte do país cresceu bastante, alguns Bancos e Redes de Varejo estão se localizando e crescendo bastante suas atividades nestas regiões. Um exemplo disso é o Banco Azteca, mexicano de origem, que localizou sua sede e lojas de varejo Elektra em Recife. Entretanto é verdade também que São Paulo continua sendo o Estado do país onde você vai encontrar as melhores oportunidades de trabalho, incluindo a área comercial.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Estou recebendo umas vagas que pedem "Estilo Hands On", gostaria de saber mais sobre isso. (Beatriz)
Estilo Hands On vem a ser uma expressão idiomática da língua inglesa que quer dizer no sentido figurado, Mãos a Obra. Identifica o profissional que se envolve diretamente com a execução das atividades. Não é um profissional de ficar sentado na cadeira dando ordens. Este é o sentido da expressão que acabou identificando um estilo de envolvimento e comprometimento de um executivo com a sua atividade.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Sou engenheiro de alimentos e hoje trabalho como vendedor técnico de uma grande empresa e estou bastante satisfeito com meu emprego. Entretanto quero ascender na minha carreira e gostaria de saber o que fazer. Pensei em fazer MBA, mas não sei qual o mais adequado para meu planejamento. O que fazer? (Junior)
O setor de alimentos no Brasil é um dos mais desenvolvidos com a participação de grandes empresas nacionais e multinacionais. Procure fazer cursos de especialização neste ramo e direcione sua atenção e carreira para uma destas grandes empresas. É lá que você vai ter as oportunidades de crescimento profissional. No atacado Perdigão, Sadia e Cargill são exemplos de empresas de sucesso. No varejo Carrefour, Pão de Açúcar e Wall Mart. Muitas empresas de recrutamento e seleção possuem profissionais especializados em fazer orientação de carreiras (coaching).
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Estou prestes a me graduar em dois cursos, Administração de Empresas e Ciencias Contábeis, mas pelo tempo preciso optar por um, assim gostaria de saber qual a melhor opção para a minha carreira, já que meu foco principal é a área financeira e gestão de negócios, levando em consideração o mercado aqui em Fortaleza. (Carlos)
Acho que o melhor é se graduar primeiro em Ciências Contábeis, que lhe dará um conhecimento técnico fundamental para exercer qualquer atividade na área financeira. Posteriormente você deveria fazer Administração de Empresas, agregando conhecimento para o desempenho de funções gerenciais como Controladoria, Gerência Financeira, etc.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Qual é o melhor caminho para progredir da área funcional técnica para área gerencial executiva, ou seja, como sair de um especialista/coordenador para gerente? (Fabricio)
O bom gerente, além de ter o domínio técnico das atividades da sua especialidade, precisa ser um excelente gestor de pessoas, possuir visão estratégica, iniciativa e bom julgamento em suas tomadas de decisões. Complicado reunir tudo isto não é mesmo? Entretanto existem excelentes cursos em universidades, fundações e institutos que ajudam muito no desenvolvimento destas aptidões. Procure sempre que possível agregar estes conhecimentos através destes treinamentos. Além de uma necessária vocação natural o aprendizado de técnicas gerenciais ajudará bastante esta transformação. Agora o grande alerta : Não deixe de ser um excelente técnico para se transformar num gerente ruim!!!!!
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Como faço para saber se realmente estou conversando com um headhunter? (Marcus Vincícius)
O headhunter, ao abordar um profissional, sempre explica o motivo pelo qual o procurou e se identifica, deixando com o candidato seus dados pessoais e de sua empresa, sendo possível desta forma se verificar a veracidade das informações.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

O que é preciso fazer para cair no "radar" de um headhunter? Existe algum "caminho das pedras"? (André)
Um profissional cai no radar de um headhunter quando ele se torna um destaque na atividade que exerce. O headhunter está sempre atento às notícias do mundo corporativo. Por isso é tão importante fazer o seu marketing pessoal, mas lembre-se bem que para se destacar é preciso antes um grande esforço. Além do reconhecimento pela sua performance no dia a dia de sua empresa, procure fazer uma pós graduação, um MBA e participar de eventos/cursos relacionados com a sua profissão. Isto lhe proporcionará desenvolver uma rede de relacionamentos que o ajudará a ter maior visibilidade no mercado de trabalho. Selecione alguns headhunters e envie para eles mudanças ocorridas na sua carreira. Desta forma você os manterá atualizados e interessados no seu crescimento profissional.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Trabalho em uma empresa familiar e estou querendo entrar em uma empresa multinacional. Como faço para conseguir? (Simone)
Inscreva-se no site das empresas que você tem como alvo. Use seu network divulgando o máximo possível sua intenção de trocar de emprego. Aperfeiçoe seu ingles. A fluência neste idioma faz diferença no momento da escolha.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Gostaria de saber se hoje em dia ainda é eficiente a procura de emprego “batendo de porta em porta nas empresas”. Tenho meu CV em agencias de RH, porem a eficiencia não tem sido boa. Algumas pessoas aconselham a ir diretamente nas empresas com o CV debaixo do braço. Eu acredito que o CV não passará da portaria e se chegar ao RH ficará esquecido numa gaveta ou até mesmo pro lixo. Estou certo? (Rodrigo)
Não vai pro lixo não!!! É claro que você leva uma vantagem se tiver um relacionamento de amizade com algum funcionário da empresa que possa fazer sua indicação para a área de Recursos Humanos. Ter alguém que possa nos recomendar é sempre muito bom. O que é mais comum hoje em dia é o envio de curriculo para os sites de RH das empresas. Voce passa a fazer parte do Banco de dados que é consultado sempre que surge uma oportunidade compatível com a sua experência profissional. Importante também manter os seus dados sempre atualizados.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Gostaria de saber como as empresas enxergam hoje uma graduação a distância, reconhecida e com um conceito MB no MEC? (Cauê)
Apesar de ser ainda uma modalidade de graduação nova, o que vai ser avaliado é mesmo o nivel de qualificação da instituição de ensino assim como o seu conceito.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Ocupo um cargo de gerência num banco de varejo, estou a procura de uma nova oportunidade profissional faz um bom tempo. Noto que existe uma certa resistência do RH das empresas em relação a ex-funcionários de instituições financeiras, isto procede? (Marcelo)
O mercado financeiro no Brasil está encolhendo com a série de fusões e aquisições que estão acontecendo. Não sinto esta resistência a que voce se refere por parte das áreas de Recursos Humanos das empresas. Pelo contrário, o profissional de mercado financeiro é visto como um profissional versátil e com bom jogo de cintura para enfrentar desafios. A sua experiência em varejo será muito útil para as empresas de serviços onde a entrega de produtos e a capacidade de relacionamento com clientes é fator de sucesso.Vendas, Atendimento, Produtos e Marketing são funções onde você pode se sobressair.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Quero saber como um headhunter vê a questão da idade em um candidato. Sai há um mês de uma financeira multinacional com o cargo de gerente regional e tenho 49 anos, e com larga experiencia em gerenciamento de equipes e implantações de projetos na área financeira varejo. (Gilson)
Acho que o mercado brasileiro de trabalho já superou este preconceito da idade. O que importa mesmo para as empresas é de que forma você desempenha a sua função. Dinamismo, iniciativa, senso de urgência e muita disposição é o que faz a diferença. Conheço profissionais em idade madura que dão de dez em muitos jovens.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Moro na Alemanha. Estou aqui há 8 meses, frequentando uma boa escola de idiomas e a procura de um trabalho. Sou graduada pela PUC em Adm. de Empresas e MBA pela FGV em Comercio Internacional. Estou procurando algum headhunter no Brasil ou na Europa para me recolocar. Como identificar estes profissionais? (Miriam)
Tanto na Europa como no Brasil existem empresas de colocação de profissionais bastante sérias e profissionais. Aqui no Brasil a Talent Solution é uma delas. Entre no site e conheça um pouco mais sobre o trabalho: www.talentsolution.com.br
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Hoje tenho 31 anos. Por eu ter trabalhado somente com micros e pequenas empresas, quais minhas chances de conseguir entrar em uma grande empresa? (Marcio)
Marcio, suas chances são as mesmas de qualquer outro profissional.O que realmente vai influir é se você possui a capacitação profissional requerida pela grande empresa para o exercício da função. Claro que leva um tempo para você se adaptar à cultura organizacional da empresa maior. Muito provávelmente ela é mais estruturada com políticas, normas e procedimentos bem definidos.
(Iônio Mello, headhunter e diretor executivo da Talent Solution)

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de saber qual é a vantagens de contratar os serviços de um headhunter?É mais vantajoso que uma seleção comum via recursos humanos tradicionalmente utilizados? Em questão de resultados e valores o que é melhor?