Conforme prometi, aqui vão alguns exercícios para melhorar a sua habilidade de escrita.
Divirta-se!
- Escolha dez pessoas que você conhece e escreva uma descrição delas em apenas uma frase.
- Grave cinco minutos de um programa de rádio com o seu celular ou mp3. Transcreva o diálogo e adicione descrições narrativas dos locutores e das ações como se você estivesse escrevendo uma cena.
- Escreva uma biografia sua de 500 palavras.
- Escreva seu obituário. Escreva todas as realizações de sua vida. Você pode escrevê-lo como se você morresse hoje ou cinqüenta anos no futuro.
- Descreva seu quarto em 300 palavras.
- Escreva um entrevista com você mesmo, um conhecido, uma figura famosa ou um personagem de ficção. Faça isso no estilo de uma revista apropriada (ou não) para este fim, como a Veja, Caras, Rolling Stone, Nova, Capricho ou Vip.
- Escolha um jornal ou revista. Encontre um artigo de seu interesse e use-o como base para uma cena ou história.
- Mantenha um diário de um personagem ficcional.
- Escolha um trecho de um livro, favorito ou não, e reescreva a passagem em um estilo diferente do original, como noir, romance gótico, pulp fiction ou história de horror.
- Escolha um autor, um que você gosta mas não necessariamente seu favorito, e faça uma lista das características que você gosta no estilo dele. Faça isso puxando pela memória, sem reler as obras. Após, releia alguns dos trabalhos e veja se você perdeu algo ou se suas respostas mudam. Analise que elementos do estilo de escrita dele você pode acrescentar ao seu próprio e quais você não deve ou não pode. Lembre-se que seu estilo é seu e que você só deve pensar em maneiras de acrescentar ao seu estilo. Nunca tente imitar alguém em mais do que em um ou dois exercícios.
- Pegue um trecho de algo que você escreveu em primeira pessoa e verta-o para terceira pessoa ou vice-versa. Você também pode tentar este exercício alterando a tensão, os narradores ou outro elemento estilístico. Não faça isto com um livro inteiro. Prefira obras curtas. Uma vez que você começou com um estilo, nunca releia o que você já escreveu ou você gastará seu tempo reescrevendo em vez de escrever.
- Tente identificar sua memória de infância mais remota. Escreva tudo o que você consegue lembrar sobre ela. Reescreva como se fosse uma cena. Você pode escolher fazer isto com a sua perspectiva atual ou com a sua perspectiva na época.
- Relembre uma antiga discussão com outra pessoa. Escreva sobre a discussão sob o ponto de vista da outra pessoa. Lembre que a idéia é escrever sob a perspectiva dela, e não da sua. Este é um exercício para falar através de outro, não para provar se você está certo ou errado.
- Escreva uma descrição de 200 palavras de um local. Você pode usar qualquer dos 5 sentidos, exceto a visão: você pode descrever como ele faz você se sentir, como soa, como cheira e até seu gosto. Tente escrever a descrição de maneira que as pessoas não perderão os detalhes visuais do local.
- Sente em um restaurante ou local movimentado e escreva fragmentos dos diálogos que você ouve. Escute as pessoas à sua volta - como falam e quais palavras usam. Uma vez que isto esteja feito, você pode praticar terminando seus diálogos. Escreva a sua versão do que vem a seguir no diálogo. Combine o estilo de sua escrita com o estilo das pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário