terça-feira, 30 de junho de 2009

Série Recursos Humanos: O que é Coaching e Mentoring I


Traduzido by James Ribeiro

do site Coachingnetwork.org


Tanto coaching quanto mentoring são processos que habilitam indivíduos e corporações no alcance de seu completo potencial.

Coaching e mentoring compartilham muitas similaridades. Daí faz sentido sublinhar os aspectos em comum de ambos os processos, sejam eles profissionais e pagos ou filantrópicos e grátis.


  • Facilitam a exploração das necessidades, motivações, desejos, habilidades e processos de pensamento a fim de assistir ao profissional em transformá-los em realidade.
  • Utilizam perguntas de forma técnica para facilitar ao cliente o desenvolvimento de estratégias próprias na identificação de soluções e atitudes ao invés de uma estratégia totalmente diretiva.
  • Apóiam ao cliente na escolha de objetivos apropriados e de métodos de acompanhamento do progresso na direção destes objetivos.
  • Observam, escutam e fazem perguntas para entender a situação do cliente.
  • Aplicam criativamente ferramentas e técnicas que podem incluir one-to-one training, facilitating, counselling & networking.
  • Encorajam o comprometimento para a ação e o incremento contínuo do crescimento e da mudança pessoais.
  • Mantém uma atenção incondicionalmente positiva. O coach deve ser sempre apoiador e despido de preconceitos para com o jeito de ser do cliente, suas perspectivas, estilo de vida e aspirações.
  • Certifica-se do desenvolvimento das competências pessoais do cliente e evita a dependência psicológica.
  • Acompanha os resultados do processo, utilizando indicadores dos objetivos a fim de assegurar o sucesso do processo e o atingimento dos objetivos pessoais do cliente.
  • Encoraja o cliente na busca contínua do desenvolvimento de competências e faz novos contratos psicológicos quando necessários para atingir novos objetivos.
  • Trabalha dentro da sua área de competência.
  • Possui qualificações e experiência em transmitir habilidades.
  • Gerencia o relacionamento a fim de garantir que o cliente recebe o nível ótimo de suporte, nem de mais nem de menos.


Definições Úteis

O laço comum que une todos os tipos de coaching & mentoring é que estes serviços oferecem um ambiente para a análise, a reflexão e a ação que basicamente possibilitam ao cliente alcançar o sucesso em algumas competências para a vida e trabalho. de sua vida.

Aqui estão algumas definições...

Coaching é…

"o processo que faz a aprendizagem e o desenvolvimento acontecerem e assim aperfeiçoar a performance. Para ter sucesso, o Coach precisa ter conhecimento e entender tanto o processo quanto os estilos, habilidades e técnicas que são apropriadas no contexto no qual o coaching acontece"

Eric Parsloe, The Manager as Coach and Mentor (1999) page 8. Eric is a respected author and Director of the OCM

Mentoring é...

"uma ajuda off-line dada de uma pessoa para outra possibilitando significativas mudanças no conhecimento, trabalho e pensamento."

Clutterbuck, D & Megginson, D, Mentoring Executives and Directors (1999) page 3 (available in the bookshop). David Clutterbuck & David Megginson are both founder members of The European Mentoring and Coaching Council and highly respected authors, academics and consultants in the mentoring arena.



A Diferença entre Coaching e Mentoring

Como visto acima, há muitas similaridades entre coaching e mentoring. Mentoring é visto tradicionalmente como o seguir o caminho de um mais antigo e sábio colega de trabalho que transmite conhecimento, experiência, abre portas para oportunidades que estariam naturalmente fora do alcance do "calouro". Por outro lado, coaching não tem como escopo a experiência do coach diretamente na atividade do cliente, embora possa ser necessário caso as competências a se desenvolver sejam bastante específicas e singulares daquela atividade laboral.

Portanto, há profissionais oferecendo o serviço de mentoring que não tem a direta experiência com o trabalho específico do cliente e outros oferecendo serviços de coaching, mas com escopo de mentoring.

A moral da história, então, é que você precisa definir quais são as suas necessidades, a sua demanda, antes de escolher a consultoria apropriada à sua realidade, qualquer que seja o nome dado ao serviço ofertado.



Business coaching & mentoring

Desenvolvimento organizacional, mudanças trazidas por fusões e aquisições assim como pela necessidade de possibilitar aos colaboradores o suporte para desenvolver as suas carreiras e funções, inspira as companhias a buscar por coaching ou mentoring.

Ao mesmo tempo, o coaching e o mentoring que estavam reservados somente aos gerentes senior e diretores das companhias, agora estão disponíveis para todos como ferramentas tanto de desenvolvimento profissional quanto pessoal. Coaching e mentoring estão, também, intimamente ligados com a transformação nas iniciativas dentro da organização a fim de ajudar o staff a aceitar e se adaptar às mudanças de modo consistente com os seus valores e objetivos pessoais.

Coaching e mentoring, quando focam no indivíduo, podem aumentar a moral, a motivação e a produtividade além de reduzir o turnover, pois as pessoas sentem-se valorizadas e conectadas tanto com as pequenas quanto com as grandes mudanças organizacionais.

Os programas de coaching e mentoring geralmente se provam bastante populares entre os empregados, uma vez que o coaching busca alcançar um equilíbrio entre o cumprimento dos objetivos e metas organizacionais levando em conta as necessidades individuais dos colaboradores. É uma relação "ganha-ganha" na qual tanto a organização quanto o colaborador tem benefícios significativos.

Há também uma tendência crescente de se assumir crescentes responsabilidades na empresa no bojo do desenvolvimento pessoal e profissional estimulado pela empresa. Há, também, um crescente número de profissionais contratando coaches e mentores. Alguns buscam mudanças na carreira, mas há também outros que buscam maximizar o seu potencial enquanto profissionais, interessados em encontrar equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho.


2 comentários:

Gisele M. F. Bastos disse...

Muito bom o texto!!!
Abraços

Anônimo disse...

Este blog é uma representação exata de competências. Eu gosto da sua recomendação. Um grande conceito que reflete os pensamentos do escritor. Consultoria RH